logo
carrinho blog blog

Exercitador Lingual

A língua é um dos principais órgãos de estudo da Fonoaudiologia, tendo sua estrutura composta inteiramente por músculos (Takemoto, 2001; Napadow et al., 2002; Fonseca, 2005) e responsável por importantes funções, como a fala e a alimentação, podendo colaborar positiva ou negativamente para o desempenho destas atividades, trazendo consequências à saúde geral do indivíduo.

A etiologia das alterações miofuncionais linguais é multifatorial, destacando-se os hábitos deletérios, nutritivos e não nutritivos; alterações respiratórias e distúrbios articulatórios, acarretando, como consequência, alterações dentárias; respiratórias; fonatórias; estéticas e outras.
A idealização do Exercitador Lingual Pró-Fono, teve como objetivo fortalecer os músculos elevadores linguais intrínsecos (longitudinal superior e transverso) e extrínsecos (estiloglosso), corroborando os estudos de Tessitore e Crespo (2002), e consequentemente minimizando a atividade do músculo genioglosso, um dos fortes responsáveis pelas alterações. Além desses músculos, outros são ativados, como os suprahioideos (digástrico e milohioideo) e o orbicular oral (porção do lábio superior).

Propõem-se, com esta exercitação, colaborar ainda, na reeducação das deglutições atípicas e adaptadas, que acarretam ineficiência alimentar e mordidas abertas; distúrbios articulatórios, como os ceceios frontais e laterais, /r/ dorsalizado; diminuir a hipotonia dos músculos do pescoço (“papada”); alongar e fortalecer o lábio superior e; colaborar na diminuição da apnéia noturna (SAHOS). Os resultados das pesquisas e evidências clínicas fonoaudiológicas com o uso do Exercitador Lingual Pró-Fono demonstraram a minimização dos sintomas com eficiência e rapidez, colaborando sobremaneira na adequação da musculatura lingual e saúde geral dos indivíduos.

Fotos de línguas flácidas e/ou assimétricas que se beneficiariam de seu fortalecimento com o Exercitador Lingual

 

 


Fotos do Exercitador Lingual e seu uso


 

 

Filme de uso do Exercitador Lingual