Exercitador Labial
O Exercitador Labial Pró-Fono foi idealizado na intenção de concentrar , reduzir o número e aumentar a eficácia dos exercícios propostos para a reeducação miofuncional perioral. Seu uso é indicado para os pacientes respiradores orais; portadores de hábitos viciosos; deglutição atípica e/ou adaptada; mordida aberta anterior e outros, que frequentemente apresentam os sintomas de encurtamento do lábio superior, lábios evertidos, hipofuncionantes e hipotônicos. Sua ação é particularmente observada no equilíbrio dos músculos orbiculares orais, principalmente na região central, bem como a minimização da ação compensatória do músculo mentual, que habitualmente se hiperativa quando os orbiculares faltam (Marchiori e Vitti, 1996). Seu treino favorece o selamento labial no repouso, contribui com a alta ortodôntica, minimizando as recidivas frequentes, e colaborando na automatização da respiração nasal.
Lábios que se beneficiariam do fortalecimento com o Exercitador Labial
Exercitador Labial e seu uso
Uso errado do Exercitador Labial
Exercitador Facial e Facial Plus
A prática fonoaudiológica interessa o equilíbrio da atividade do músculo bucinador (bochechas) durante a alimentação e, embora ele não seja considerado um músculo mastigatório, é fundamental no seu processo, pois sua hipoatividade (flacidez), muitas vezes, faz com que o alimento se acumule na cavidade vestibular, tornando a deglutição menos eficiente e não permitindo a correta deglutição de saliva (Marchesan 1993; Hanson e Barret 1995, Morales 1999). Trata-se de um músculo mímico, que participa em atividades complexas da face, como sopro, sorriso, sucção, nas atividades do sistema estomatognático (Ahlgren, 1995), e o principal responsável pelos sintomas da flacidez muscular facial. No entanto, a literatura diverge quanto à sua ação, sendo considerado por alguns autores como um músculo elevador da mandíbula (Sicher e Dubrul, 1991) e por outros, como abaixador (Blanton et al., 1970; Jardini, 2006).
O Exercitador Facial Pró-Fono foi desenvolvido para o fortalecimento do músculo bucinador (bochechas) e, após pesquisas eletromiográficas, com grupos de assintomáticos e de bruxistas, a autora descreveu sua dupla função, de elevador e abaixador da mandíbula, correlacionando-o ao músculo masseter. Dentre as alterações pesquisadas, o bruxismo teve destaque, uma vez que apresenta alta prevalência, tem etiologia multifatorial e não há consenso na literatura sobre sua reabilitação. Assim, com os resultados eletromiográficos e qualitativos dos usuários do aparelho, demonstrou-se que o Exercitador Facial Pró-Fono contribui significativamente para minimização do bruxismo, para o equilíbrio e harmonia da face, diminuindo a flacidez e combatendo o envelhecimento precoce.
Faces flácidas e/ou assimétricas que se beneficiariam de seu fortalecimento com o Exercitador Facial
Exercitador Facial e seu uso
Uso errado do Exercitador Facial
Exercitador Lingual
A língua é um dos principais órgãos de estudo da Fonoaudiologia, tendo sua estrutura composta inteiramente por músculos (Takemoto, 2001; Napadow et al., 2002; Fonseca, 2005) e responsável por importantes funções, como a fala e a alimentação, podendo colaborar positiva ou negativamente para o desempenho destas atividades, trazendo consequências à saúde geral do indivíduo.
A etiologia das alterações miofuncionais linguais é multifatorial, destacando-se os hábitos deletérios, nutritivos e não nutritivos; alterações respiratórias e distúrbios articulatórios, acarretando, como consequência, alterações dentárias; respiratórias; fonatórias; estéticas e outras.
A idealização do Exercitador Lingual Pró-Fono, teve como objetivo fortalecer os músculos elevadores linguais intrínsecos (longitudinal superior e transverso) e extrínsecos (estiloglosso), corroborando os estudos de Tessitore e Crespo (2002), e consequentemente minimizando a atividade do músculo genioglosso, um dos fortes responsáveis pelas alterações. Além desses músculos, outros são ativados, como os suprahioideos (digástrico e milohioideo) e o orbicular oral (porção do lábio superior).
Propõem-se, com esta exercitação, colaborar ainda, na reeducação das deglutições atípicas e adaptadas, que acarretam ineficiência alimentar e mordidas abertas; distúrbios articulatórios, como os ceceios frontais e laterais, /r/ dorsalizado; diminuir a hipotonia dos músculos do pescoço (“papada”); alongar e fortalecer o lábio superior e; colaborar na diminuição da apnéia noturna (SAHOS). Os resultados das pesquisas e evidências clínicas fonoaudiológicas com o uso do Exercitador Lingual Pró-Fono demonstraram a minimização dos sintomas com eficiência e rapidez, colaborando sobremaneira na adequação da musculatura lingual e saúde geral dos indivíduos.