Fatores Fracos do Disléxico

Como citado anteriormente, por tratar-se de uma patologia com características sindrômicas, muitos sintomas podem estar presentes nos indivíduos disléxicos. Fica então claro que a observância de apenas uma ou duas características não é evidência da presença da patologia, que ressaltando mais uma vez, deve ser avaliada por especialista e equipe multidisciplinar.

 

Dislexia Predominantemente Visual:

 

. inversões (letras, sílabas, palavras, frases). Ex.: pra/par, sol/los, pedra/preda, quebra/breca;

. omissões (letras, sílabas, palavras, linhas). Ex.: óculos/óclos, relógio/relógo, entrada/etrada;

. aglutinações de palavras na frase. Ex.: /omeninopu loua cerca/,

. não corta o /t/;

. não pinga o /i/;

. trocas espaciais (b/d, p/q, 2/5, 12/21, par/pra, as/sa);

. espelhamento resistente de números e letras;

. não soletra, não analisa nem sintetiza a palavra, decompondo-a em letras;

. dificuldade na coordenação e ritmo;

. confusões na leitura. Ex.: esguia/estria, mamadeira/madeira, aflição/afiliação;

. neografismos (cria letras que são a somatória de duas ou mais, como /d/ cortado;

. neologismos (na fala, inventa palavras. Ex.: enfestado=arrumado para uma festa);

. disgrafias (letra ilegível e irregular);

. dificuldades na leitura de palavras (decodificação, lê errado embora entenda o que leu);

. confusão de direita com esquerda;

. falta de predomínio da dominância cerebral (ambidestrismo?);

. desajeitado, derruba tudo, às vezes hiperativo;

. dificuldade para dar laçadas;

. dificuldades em memorizar nomes, telefones;

. dificuldades com memória imediata, repetir em seguida, frases ouvidas;

. dificuldades com fisionomias;

. dificuldades ao vestir-se (avesso e direito);

. dificuldades na compreensão leitura (textos);

. dificuldades na produção de textos com seqüência lógica temporal e coerência;

. confusão com antônimos (abrir/fechar, /dentro/fora);

. não memoriza matérias decorativas e tabuadas;

. confunde-se ao preencher formulários, gabaritos e tabelas com linhas e colunas;

. confunde-se na seqüência das perguntas ao responder questionários, gabaritos;

. não gosta de ler, estudar e escrever;

. dificuldade com línguas estrangeiras;

. apresenta desatenção, dispersão;

. apresenta resistência em atender ordens e limites;

. apresenta resistência ao conservadorismo, método e rotina;

. demonstra pouco asseio pessoal e higiene;

. apresenta baixa auto-estima afetiva e intelectual (acha-se “burro”);

Dislexia Predominantemente Fonológica:

. troca letras surdas/sonoras (p/b, t/d, k/g, f/v, x/j, s/z);

. troca arquifonemas (ar, an, as, al)

. troca vogais (/a/ por /o/, /e/ por /i/, /o/ por /u/);

. troca nasais (n/m, ão/am, em/eim, ã/am);

. troca grupos consonantais (pra/pla);

. omissões (letras, sílabas, palavras, linhas);

. comete muitos erros no ditado;

. dificuldades com sinônimos;

. fica no “mundo da lua”;

. apresenta lentidão ou imprecisão em dar respostas;

. dificuldades com a seqüência dos fatos ao contar casos;

. dificuldades com a leitura (decodificação, lê errado embora entenda o que leu);

. dificuldades na compreensão da leitura de textos;

. dificuldades na produção de textos com seqüência lógica temporal e coerência;

. dificuldade em resumir idéias, textos;

. confusão com antônimos (abrir/fechar, dentro/fora);

. falta de predomínio da dominância cerebral (ambidestrismo?);

. confusão de direita com esquerda;

. não soletra (não analisa, não sintetiza, decompondo-a em letras);

. não memoriza matérias decorativas;

. não memoriza tabuada;

. dificuldade com línguas estrangeiras;

. demora muito para responder ou responde equivocadamente;

. não gosta de ler, estudar e escrever;

. apresenta baixa auto-estima afetiva e intelectual;

. é inseguro;

. apresenta desatenção, dispersão;

 

Dislexia Mista:

 

Apresentam uma somatória ou a presença de vários itens descritos anteriormente, sendo mais trabalhosa sua reeducação