MÉTODO DAS BOQUINHAS É USADO COM SUCESSO NA TERAPIA PARA AQUISIÇÃO DE FALA DE PACIENTES COM IMPLANTE COCLEAR.

No dia 7 de junho de 2019, participei do III Workshop de Saúde Auditiva promovido pela Junta Reguladora de Saúde Auditiva da Prefeitura e Juiz de Fora/MG e Hospital Evandro Ribeiro. O evento aconteceu na sede deste Hospital, que é referência nacional em cirurgia de Implante Coclear (IC), procedimento de alta tecnologia que devolve a audição ao paciente através do implante de uma cóclea mecânica, o chamado ouvido biônico.

A cóclea é um órgão do ouvido interno onde estão localizadas as células auditivas. É na cóclea que o estímulo mecânico da onda sonora é transformado em estímulo elétrico e, em seguida será interpretado pelo cérebro.

Durante sua apresentação a Fonoaudióloga Roberta Esposito Itz, membro da equipe de terapeutas desse Hospital, destacou o Método das Boquinhas como eficaz na terapia para aquisição da fala dos pacientes pré-linguais submetidos à cirurgia de IC, ou seja, pacientes que nasceram surdos ou perderam a audição antes de adquirir a linguagem oral.

O Método das Boquinhas, por ser multissensorial, oferece vários inputs neurológicos que favorecerão a compreensão do processo de leitura e escrita, sendo este o objetivo de sua autora, a Fonoaudióloga e Psicopedagoga, Renata Jardini. Embora estimular a fala não seja o foco deste método, percebe-se que o uso dos visemas (imagem da articulação dos fonemas), bem como o estímulo sinestésico que a fonoarticulação proporciona, favorece muito os pacientes submetidos ao IC, os quais apresentam “falha” ou mesmo ausência de habilidade auditiva.

É importante ressaltar que não é raro que o desenvolvimento da fala seja o objetivo principal dos pacientes submetidos ao Implante Coclear e/ou dos seus familiares. Quando este paciente perdeu a audição após ter adquirido a linguagem oral, isto é relativamente fácil. Entretanto, quando o paciente é pré-lingual, alcançar este objetivo pode se tornar uma possibilidade bem distante se uma metodologia adequada não for utilizada. E o Método das Boquinhas é a metodologia adequada para favorecer a aprendizagem da leitura e escrita dos pacientes de IC, bem como, nestes casos, favorecer também a aquisição da fala, que podem, dependendo de cada caso, dar-se de maneira simultânea.

Nosso agradecimento à equipe de terapeutas do Hospital Dr Evandro Ribeiro por indicarem o Método das Boquinhas e parabéns pelo belo trabalho!

Para conhecer mais sobre o Hospital Evandro Ribeiro acesse http://hospitalevandroribeiro.com.br/

Andrea Villela de Paula