“O ano de 2023 iniciou e eu estava em licença maternidade. No mês de abril, quando retornei ao trabalho, já havia acontecido a primeira avaliação da Prova de Fluência Leitora, assim fui informada sobre as notas da escola no teste de fluência: nota 3,4. Vale ressaltar que a prova de Fluência Leitora é direcionada somente para as turmas do 2º ano, sendo que a mesma é realizada em âmbito estadual. Portanto as equipes diretivas e pedagógicas buscavam mudanças rápidas e eficientes nesse resultado, então prontamente aceitei o desafio! Em uma conversa inicial sobre como atingir efetivamente nossa meta e sabendo que já havia aplicado o Método das Boquinhas em anos anteriores foi decidido aplicarmos o método com as duas turmas de 2º ano da escola, confesso que não foi fácil, conseguimos motivar as crianças e estas ficaram empolgadas com o próprio resultado, pois estavam evoluindo e elas estavam percebendo os seus avanços.
A Prova de Fluência Leitora é exigida pelo MEC e direcionada somente para as turmas de 2º Ano do Ensino Fundamental I; um grande desafio aos educadores, uma vez que mais da metade das crianças brasileiras nessa faixa etária ainda não estão alfabetizadas. No entanto, a professora Rafaely Brandoli do município de Chopinzinho-Pr, com o apoio da equipe pedagógica subiu a nota de duas turmas do segundo ano do Ensino Fundamental de 3,4 para 7,2 no prova Fluência Leitora. Leia a seguir esse depoimento na íntegra:
Um mês e meio após iniciarmos os trabalhos aconteceu a segunda prova de fluência: nota 5,0. Tivemos uma certeza: estávamos fazendo tudo como precisava ser feito, conseguindo, mesmo então curto prazo, melhorar nosso índice. Continuamos dentro do processo de alfabetização do Método das Boquinhas. Utilizei jogos disponíveis, musicalização para auxiliar no processo de aquisição de fluência leitora, durante todo esse processo tive auxílio da direção, pedagoga e fonoaudióloga! Iniciamos a especialização em Métodos das Boquinhas, fomos com sede àquela fonte! Na avaliação de saída, nossa escola realizaria a Avaliação Amostral, e o resultado nos surpreendeu: nota 7,2.Muito obrigada!! Uma ressalva, gostaria de pontuar que a maior satisfação, independente do resultado, foi ver meus alunos felizes pois, nitidamente percebia-se nas feições deles a alegria de conseguir ler no termino do ano letivo. Importante foi vermos as crianças sendo alfabetizadas na idade certa, e como resultado disso as crianças sentindo-se capazes, professora e pedagoga realizadas com trabalho e a escola cumprindo o seu papel: ENSINAR!” (Rafaely Nisgoski Brandoli)
Em 2024 o município de Chopinzinho-Pr adotou oficialmente o Método das Boquinhas® como Metodologia de Alfabetização. A gestão educacional do município decidiu capacitar os professores com o Curso “Treino em Boquinhas no Desenvolvimento Infantil” e “Estratégias Boquinhas Para o Avanço Nas Fases da Escrita”. Estão sendo capacitados pela multiplicadora do Método das Boquinhas Meiry Hellen, cem profissionais da Educação.
Agradecemos imensamente a profª Rafaely e toda equipe de gestores do município de Chopinzinho-Pr e parabenizamos pelo excelente trabalho.