Tem Música Nova de Boquinhas chegando no pedaço:BOCA, BOQUINHA, BOCA BOCÃO.

Tem Música Nova de Boquinhas chegando no pedaço:

BOCA, BOQUINHA, BOCA BOCÃO

Renata Jardini

A música agrega valor à aprendizagem. O ser humano é musical, é rítmico, é movimento!

Aprender com música faz bem à alma e favorece a retenção, além de estimular a produção e liberação de endorfina e serotonina no corpo, neurotransmissores que ajudam a diminuir o estresse, acalmam e dão prazer.

O letramento, o uso social e histórico da leitura e escrita faz parte da alfabetização e de toda a vida letrada das pessoas. É uma das facetas da alfabetização, que não pode ser negligenciada pelo educador. E a música faz parte do letramento, assim como a dança, as artes de um modo geral, os gêneros literários e a cultura em si, que conferem caráter identitário ao indivíduo, pertinência ao seu grupo, além de dignidade de autoestima.

 Já o SEA, sistema de escrita alfabética, se refere ao conjunto de regras e atributos de uma língua escrita, como a sua pauta sonora, suas regras ortográficas, sintáticas e gramaticais. Sem esse aprendizado não conseguimos ter uma leitura e escrita autônoma.

Essas duas instâncias são interdependentes, possuem metodologias de ensino diferenciadas e precisam ser trabalhadas na educação de crianças, jovens e adultos em fase de alfabetização. Ensinar uma coisa não leva à aprendizagem de outra.

Boquinhas é uma Tecnologia de alfabetização neurocientífica, que se pauta, prioritariamente na consciência fonoarticulatória para favorecer a aquisição do SEA. Mas não é só isso. Vai muito além disso, pois preconiza o ser aprendiz como autor de sua aprendizagem, como construtor de seu universo leitor, conferindo-lhe autoestima e segurança em sua leitura e escrita.

Boquinhas não é contra o uso de músicas e outros estímulos de letramento para a alfabetização. Isso não faria sentido algum! Apenas foca seu repertório e conteúdo no SEA, sem distanciar-se do significado do que se aprende, pois seu objetivo maior é a comunicação na leitura e escrita. Acreditamos que em todo ensino/aprendizagem é preciso ter objetivos delimitados e controle dos resultados.

Assim, muitos usuários de Boquinhas fazem músicas, melodias e letras sobre a articulação e sonoridade dos fonemas. E somos gratos por essas contribuições.

Nessa melodia e letra da música aqui apresentada, o Multiplicador de Boquinhas de Valença/BA, CLENIVAL SANTANA DE SOUSA, nos apresenta um trecho de música de sua autoria que pode ser muito bem explorado e utilizado como recurso de aprendizagem Boquinhas. Nele você ouvirá as vogais, mas você pode e deve dar continuidade com todas as demais letras consoantes. Ao Clenival, nosso agradecimento e carinho.

Boquinhas musicadas para todos!!! acesse clicando abaixo

Boca, Boquinhas, Boca, Bocão

Créditos:

Autor e Multiplicador de Boquinhas: Clenival Santana de Sousa.

Voz e violão: Marcelo Santos da Anunciação.

ACESSA A MUSICA AQUI