O Instituto Ester Assumpção é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que tem um compromisso com a cidadania da pessoa com deficiência. Possui dois seguimentos de intervenção: mercado de trabalho inclusivo e educação especial numa perspectiva da educação inclusiva. O IEA capta recursos financeiros por meio de projetos, dentre os quais foi contemplado pela UNESCO/CRIANÇA ESPERANÇA com o PAIDEIA.
O PAIDEIA – Programa de Assessoria e Intervenção voltado para o Desenvolvimento Educacional, Inclusão e Acessibilidade – iniciou suas atividades em janeiro de 2022, e seu objetivo geral é assessorar escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG na implantação de práticas pedagógicas que respeitem as diferenças individuais dos alunos com deficiência. No decorrer do projeto foi solicitado aos professores que relatassem o maior desafio que eles vinham enfrentado no pós pandemia. Os professores foram unânimes ao apontarem como maior desafio o elevado número de alunos que não estavam alfabetizados, do Ensino Fundamental anos iniciais até os anos finais.
A partir dessa demanda foi decidido capacitar os professores com o curso de Alfabetização com o Método das Boquinhas®. Participaram do projeto 02 Centros de Educação Infantil, 07 escolas municipais e 1 estadual. Foram capacitados, pela Multiplicadora de Boquinhas, Alexandra Rangel, mais de 250 professores no Método das Boquinhas® e mais de 150 crianças foram avaliadas pelas Novas Sondagens de Boquinhas. No total, 3.149 pessoas foram impactadas, dentre elas, pais, alunos, professores e demais membros da comunidade escolar.
Um poquinho mais do projeto: https://www.ester.org.br/noticias/projeto-viabilizado-pelo-crianca-esperanca-faz-balanco-das-acoes-em-prol-da-inclusao